A ida ao local encerra as atividades alusivas ao mês de março. Somente nos dois primeiros meses de 2024, já foram recebidas 93.263 ligações
Aministra das Mulheres, Cida Gonçalves, esteve na Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, na manhã desta quinta-feira (28), para visitar as instalações e a equipe de atendimento, encerrando, assim, as atividades alusivas ao mês das mulheres. Na ocasião, ela agradeceu e parabenizou as atendentes da unidade, que em 2023 recebeu 568,6 mil ligações. Nos dois primeiros meses deste ano, já foram 93.263 atendimentos.
“Ao longo de todo o mês de março apresentamos o que temos feito no Ministério das Mulheres. Hoje é mais um dia desse trabalho, estamos aqui para conhecer os dados que já foram levantados, pois sabemos que a informação é uma importante ferramenta para combater a violência contra a mulher”, disse Cida Gonçalves, destacando que o ritmo de 2024 será de muita entrega, discussão e conquista de direitos. “O nosso trabalho não se limita a um mês específico, lutamos todos os dias. O que nós queremos é ver as mulheres seguras e felizes”, frisou.
Durante a visita, foi apresentado um balanço dos atendimentos realizados pelo Ligue 180 em 2023, elaborado em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher da Universidade de Brasília. A iniciativa visa retomar a divulgação dos balanços anuais do Ligue 180, a qual tinha sido paralisada na gestão anterior.
Em breve, também será possível consultar os dados de atendimento no Painel do Ligue 180. Lançado em fevereiro deste ano, a plataforma online traz informações de mais de 2.500 serviços da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, como delegacias especializadas; núcleos da mulher nas defensorias públicas; centros de referência e de atendimento à mulher; Casas da Mulher Brasileira; Patrulhas Maria da Penha, entre outros.
Durante a visita à Central, Cida Gonçalves esteve acompanhada das professoras pesquisadoras do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher, da UnB, Ela Wiecko, Lia Zanotta, Tânia Mara Campos de Almeida e Ana Paula Antunes. Também participaram da visita à Central as secretárias nacionais de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Dau; e de Articulação Institucional, Ações Temáticas e Participação Política, Carmem Foro; além da coordenadora-geral da Central de Atendimento à Mulher, Ellen Costa.
Esta é a segunda vez que a ministra Cida Gonçalves visita a Central Ligue 180. A primeira foi em abril do ano passado, junto à socióloga e primeira-dama, Janja Lula da Silva, quando foi lançado o serviço de atendimento via Whatsapp.