Diferentemente do exercício físico, a atividade física é qualquer movimento corporal que provoque estímulos nos músculos e resulte em um gasto energético. No Dia Mundial da Atividade Física, celebrado todo dia 6 de abril, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) reforça a importância da prática, para a qualidade de vida e a saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30 minutos de atividade física, cinco vezes por semana, já trazem resultados à saúde do indivíduo. “Não precisa ser de forma intensa, pode ser de leve a moderada. Já existem evidências científicas que apontam que isso colabora para diminuir fatores de risco de AVC, obesidade, hipertensão, diabetes e câncer, além de ajudar a reduzir o estresse e melhorar o humor, a memória e a autoestima”, ressalta o médico especialista em Medicina de Família e Comunidade da Diretoria de Atenção Primária, da SES- TO, Diego de Abreu Noleto.
O médico também fez um alerta sobre o sedentarismo. “O comportamento sedentário pode estar mais presente na vida das pessoas, especialmente pela característica do home office, das aulas remotas e do lazer em frente às telas”, comenta.
Atividades em grupo
Para incentivar a prática esportiva, o especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Ridelson Miranda, iniciou um grupo de corrida, a ideia nasceu depois do médico ter tido um problema de saúde que o fez mudar o estilo de vida. “Em 2020, tive pré-infarto e isso me acendeu um alerta dessa relação com meu corpo, mesmo sendo médico eu tinha uma vida sedentária”, conta.
“Com a mudança no meu estilo de vida, muitas pessoas me procuravam para pedir ajuda, assim eu decidi montar o grupo de corrida, Time Sibapa News, os participantes são da minha igreja. Comecei com um companheiro e, na última corrida, tivemos 18 pessoas correndo. Nosso grupo tem desde profissionais do esporte a pessoas que estão realmente querendo sair do sedentarismo”, destaca o médico.
Sedentarismo no Brasil
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e ocupa a quinta posição no ranking mundial. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 47% dos brasileiros são sedentários. Já entre os jovens, o número é maior e ainda mais alarmante: 84%.
Edição: Thâmara Cruvinel
Revisão Textual: Marynne Juliate